top of page

Um amigo que não conheci!

 

Ivo Fernandes nasceu em 18/03/1923, na cidade do Rio de Janeiro. Era filho de Hermínia Fernandes Reis e Graciano Reis. Foi casado com Margarida Gomes Fernandes e pai de Leila, Marcia e Claudia. Era alfaiate, trabalhava em casa costurando ou alinhavando ternos. Entre agulhas, linhas, alfinetes, moldes e réguas, sempre encontrava tempo para travessuras com suas filhas pequenas!

 

A paixão pelo clube levou Ivo a defender as cores alvinegras em várias modalidades: Foi goleiro no futebol amador, deca campeão no atletismo e pentacampeão pelo remo. E se isso não bastasse, possuía a carteirinha de sócio atleta de número 1!

 

Este Botafoguense “Roxo” faleceu muito jovem, aos 48 anos de idade, em 22/04/1972.

 

 

 

Com a palavra, sua filha Leila Fernandes:

 

Minhas recordações de filha mais velha dão conta da lúdica missão de substituir o “filho” que ele não teve, como por exemplo, apostar corridas pelas ruas do bairro... “Às suas marcas!” - era a expressão mais usada naqueles momentos inesquecíveis! Sempre Íamos juntos no Maracanã para ver o “Glorioso” jogar! Éramos inseparáveis e, enquanto ele vez ou outra confraternizava com seus amigos, eu aguardava pacientemente na porta do bar.

Enfim, guardo em minha lembrança o imenso orgulho por ter tido – apesar dos poucos anos (quase 15) – um pai tão carinhoso, alegre e dedicado a nos trazer sorrisos e que deixou muita saudade!

 

 

 

No livro Os Doze Passos de Carlito eu contei a história de um homem que se tornou apaixonado pelo clube, tinha uma filha e que, da mesma forma que Ivo, teve uma vida breve, interrompida igualmente por um acidente de trânsito. Curiosamente, foi próximo ao lançamento daquele livro que eu conheci a história de Ivo e imediatamente - mais uma vez – me rendi ao fato quase cotidiano de que a vida imita a arte, de forma cíclica e constante.

 

Deuses Em Jogo fala de como estas situações causam, muitas vezes, a sensação de que a vida é realmente uma caixinha de surpresas que nos remete a pensamentos muito além do que poderíamos imaginar!

 

Antes que eu me esqueça...

 

Claro, Ivo Fernandes tem 12 letras!

Olha aí o meu "amigo", em pé ao centro...  

Goleiraço do Botafogo de Futebol e Regatas!

bottom of page