top of page

RELEASE

O futebol é uma Religião? A resposta para esta pergunta é "Sim e Não". Talvez a melhor forma de responder esta pergunta seria propondo outra:

- O Discovery era um ônibus espacial?

A resposta é também um "Sim e um Não"! O Discovery era na verdade um avião! Porém, pode-se afirmar que de certa forma ele era sim um "ônibus", depende do contexto!

O futebol não é uma Religião, mas esta palavra vem do latim “Religare”, que significa "religar o homem ao que é sagrado".

Na decisão do Carioca de 89, ao final da partida Paulinho Criciúma se ajoelhou no gramado e fez uma prece, agradecendo a Deus pela conquista. Naquele momento ele estava se "religando", se reconectando ao que é sagrado!

O futebol não é uma Religião, mas pode ser uma verdadeira ferramenta para o homem se "religar" com Deus! Pessoas fazem promessas antes de uma decisão, outras oram durante uma cobrança de pênaltis, há os que façam promessas e os que recorram aos santos de sua devoção pedindo intercessão por uma vitória!

Se até Nelson Rodrigues sugeriu que Carlito Rocha pôs Deus contra o seu Fluminense, quem sou eu pra duvidar dessa teoria!

Livro - Pastel de Angu - Capa.jpg
bottom of page