top of page

Civilização Maia Botafogo

Guerras e incêndios brutais: Achado arqueológico reescreve história da antiga civilização Maia.

 

Templo de Kukulcán, localizado em Chichén Itzá – uma cidade arqueológica maia, no Iucatã.

 

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu, através de um achado arqueológico, que a antiga civilização Maia enfrentou conflitos militares violentos durante o chamado “período clássico”, entre 250 e 900 da nossa era.

 

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Nature, estes conflitos brutais resultaram na morte de vários habitantes, bem como na destruição de cidades inteiras.

 

Até então, observa o portal Newsweek, os cientistas acreditavam que no período em causa as guerras tinham um caráter puramente local e que os conflitos não causavam vítimas entre os civis ou um grande impacto econômico.

 

Mas a narrativa da História da civilização Maia pode ter que mudar. A equipa descobriu inscrições gravadas numa estela de pedra que contradizem a datação comumente aceita. A pedra dá conta de uma batalha sangrenta que ocorreu a 21 de maio de 697 em Witzná, uma cidade maia localizada no norte da atual Guatemala.

 

Os estudos epigráficos levados a cabo revelaram que as inscrições continham o termo “puluuy”, que se traduz como “queimado” e admite duas interpretações distintas: a primeira está relacionada com algum tipo de ritual, enquanto que a segunda pode remeter para eventos de caráter estritamente bélico.

(o grifo é meu)

https://zap.aeiou.pt/achado-arqueologico-reescreve-historia-da-antiga-civilizacao-maia-272397

Adendo: Vale ressaltar que esta pirâmide em questão é a tal do deus Kukulkán, ou seja, a que tem o fenômeno de sombras, todos os dias 21 de março e 21 de setembro!

chichen-itza-piramide-171126-1.jpg
bottom of page