top of page

Fé: Uma certeza que não existe

“A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas.” (Hebreus 11:1) Para a pessoa ter uma confiança firme, ela precisa de fortes motivos. Na realidade, “firme confiança” vem de uma palavra que significa mais do que um sentimento ou pensamento positivo. Por isso, fé é ter certeza de algo que se baseia em provas.

https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/despertai-n3-junho-2016/fe-o-que-a-biblia-diz/

Eu ia falar sobre "incredulidade". Mas resolvi falar sobre "", porque Fé é mais bonito. Ter fé é ter uma certeza de algo que não é palpável, não é certo, e por muitas vezes é até improvável.

A humanidade começou a ser incrédula no mesmo instante em que começou a ter fé. As duas coisas chegaram juntas. E são inseparáveis.

Para uma grande parte da humanidade, há uma certeza celestial, há um criador, um Deus. Para uma minoria, esta é uma ideia bem duvidosa.

Mas o que me assusta é que mesmo dentro desta parcela de "crentes" em Deus, há também os incrédulos.

Agora você não entendeu nada, não é?

Eu explico:

Quando o filho primogênito de Deus esteve na Terra para pregar as boas novas do Reino, ajuntou 12 apóstolos para ajudá-lo em seu Ministério.

Durante este período, Jesus realizou verdadeiros milagres, procedeu com curas, deixou ensinamentos, orientou, profetizou!

Mas embora seus discípulos tenham testemunhado tudo isso, "ao vivo e à cores", um deles ainda duvidou. Sim, me refiro a Tomé.

Foi preciso que Jesus lhe mostrasse as marcas dos pregos em suas mãos para que Tomé acreditasse em sua ressurreição. 

Se naquela época, com Jesus em corpo presente, já havia incredulidade, imagine agora, mais de 2 mil anos depois!

Eu vejo uma humanidade incrédula, de coração frio, debochada, que ri quando alguém lhe fala em "esperança" divina. Eu vejo pessoas que acumulam bens e riqueza, pessoas que professam uma fé mas que ao mesmo tempo ignoram toda a humildade que Jesus deixou para nós.

Pessoas que duvidam até que um dia vão morrer...

Ou como explicar toda esta ganância desvairada, sem sentido?

Acumulam tanto que ainda que pudessem levar tudo o que tiraram das outras pessoas, levariam verdadeiras "encarnações" para poder gastar.

Incredulidade.

Mas como disse, não vim falar de incredulidade. Vim falar de fé.

Eu tenho fé. Tenho muita fé.

Talvez tenha fé até demais, pois consigo "enxergar" sinais muito pouco convencionais, em situações bem excepcionais!

Muitas pessoas veem Deus em coisas grandiosas, como um por do Sol, por exemplo.

Outras pessoas são como Tomé, precisam de um "milagre", uma cura ou um livramento para começar a crer!

E há aquelas que conseguem enxergar Deus nas coisas minúsculas, como uma borboleta ou um pequeno beija-flor.

Eu vejo Deus em em forma de "sinais".

Ah, vou sim, vou falar do Botafogo, claro que eu vou!

A Sol costuma dizer assim:

- Você escreve muito bem, vai escrevendo, vai escrevendo, aí quando entra no assunto Botafogo você bagunça tudo!!!

Mas eu não vejo Deus no Botafogo! Eu vejo o Botafogo como um portador de uma mensagem de Deus, o "jumentinho" da minha parábola!

É fé!

É a minha fé!

Porque eu olho para estes sinais e vejo Deus, como um Nostradamus contemporâneo que em vez de olhar para uma bacia com água, olho para um estádio cheio de "escolhidos"!

Eu olho para uma pirâmide Maia, cheia de "DOZEs" e "VINTE E UNs".

Eu olho para uma "estrela" que atravessou gerações para brilhar dentro de um escudo de um clube de futebol, cheios de "DOZEs" e "VINTE E UNs" em sua história!

E eu olhei para uma simples "placa de automóvel" e tive fé...

A Sol também olhou e me disse:

- Stene, ninguém vai acreditar nisso...

E eu respondi:

- Vai porque eu vou tirar uma foto!

Fiz isso porque sabia que este carro, com esta placa, aparecer para mim naquela circunstância, era completamente "in-crível"!

E já tive amigos que mesmo vendo a foto duvidaram que isto tivesse acontecido! E ainda sugeriram que eu havia modificado usando Photoshop!!!

Eu sei que muitos devem achar que eu sou louco de pedra. Outros devem pensar se eu não faço isso por pura diversão.

Em primeiro lugar, nunca vi um louco de pedra escrever tão bem (Vamos admita, o Stemp escreve bem pra caramba... Admita!).

Quanto a fazer isso por diversão, esta é uma meia verdade, porque eu curto muito "observar" a sutileza com que Deus fala conosco para depois despejar tudo em forma de textos neste site.

É fé.

E mesmo que nada disso tudo seja verdade, nada, absolutamente nada, mesmo que seja só uma gigantesca série de coincidências, eu ainda estarei no lucro, porque no fim das contas, eu estou falando de uma possível mensagem de esperança que afirma que Deus está à nossa espera, de braços abertos!

Você acredita em Deus, não acredita?

- Eu também!

Um colossal abraço do Stemp, da Luana Carolina

e da Solange Requeijão - dona do meu coração!

bottom of page