top of page

Céu e Inferno

Sexta-feira, chegada triunfal de Keisuke Honda. Sábado, eliminação na taça Guanabara. Hoje, domingo, verdadeira incógnita!

A vida do Botafoguense é assim, do céu ao inferno num estalar de dedos! Já lançaram até um livro com este título "Botafogo - Entre o Céu e o Inferno (Sérgio Augusto - 2004 - Ediouro).

Às vezes nem é num "estalar de dedos", às vezes dura décadas... 1968 à 1989, por exemplo, 21 anos de "inferno".

E às vezes dura "longos" 5 minutos, como os últimos de 45, de certas partidas que parecem durar intermináveis gerações inteiras!

Mas o fato é que o Botafoguense já é acostumado com estas variações de humor, de sucesso e fracasso, de alegria e tristeza. Isso faz parte do nosso DNA.

Talvez por isso o nosso primeiro mascote tenha sido o irritadiço personagem da Disney, o pato Donald!

E também possivelmente seja esta a razão de sermos "escolhidos", porque conforme eu mesmo certa vez proferi "O Botafogo foi feito para o Botafoguense. Um flamenguista não suportaria, um tricolor não aceitaria, um vascaíno não entenderia!"

Nós somos feitos do jeitinho que o Botafogo precisa. Quando o Botafogo escolhe a gente (sim, nós não escolhemos, somos escolhidos) é porque sabe que nossa paciência é de ferro, nossa resiliência é imbatível e nossa capacidade de amar é interminável!

Já houve até um engraçadinho que sugeriu que as mulheres deveriam sempre escolher um alvinegro pra casar, porque se ele não largou o Botafogo, não vai largar a mulher nunca!

Mas sabe que ele tem razão? Tem porque o Botafogo maltrata, ele bate na gente com força, bate doído... Mas todo filósofo consagrado sabe que a dor ensina, o sofrimento traz a humildade na bagagem e transforma, elevando a nossa alma para outro patamar!

Então, por assim dizer, o Botafogo ensina a viver!

A vida é linda, o Botafogo também! A vida não é para os fracos, o Botafogo também não!!! A vida é sábia, o torcedor Botafoguense também é.

Ele sabe que aquela estrela solitária cintilando naquele escudo tão bonito tem um significado, que ele não sabe explicar, mas que transmite a paz necessária pra fazer do pior dia uma desculpa pra achar na vida um motivo pra sorrir!

É por isso que a gente vai do céu para o inferno - e vice versa - tão fácil, porque a gente pode!

Este sentimento ninguém entende... Quando ele joga não importa nada, vamos vamos vamos Botafogo!!!

É... Eu sei, tem horas que dá vontade de ser Botafogo, mas meu amigo eu lamento muito, pra "ser" Botafogo você tem que "ser" escolhido!

Escolhido pra ser feliz mesmo quando se está infeliz, pra ter orgulho mesmo quando se perde um jogo, pra vestir aquela camisa listrada mesmo quando o dia não é dos melhores!

Aqui você não é torcedor porque quer... É porque pode, e quando o Botafogo aponta o dedo e diz "esse é meu", o teu destino já está traçado: Você vai sonhar eternamente em preto e branco!

Um colossal e alvinegro abraço do Stemp!

bottom of page